A França, assim como muitos outros países europeus, tem uma grande população de imigrantes, que aumentou consideravelmente após a II Guerra e cada dia cresce mais, apesar dos esforços do Governo Francês para para controlar as imigrações. Em 2001 cerca de 5,6% da população francesa era de imigrantes originários de países mulçumanos do Norte de África, ex-colonias francesas, como a Argélia, Tunísia, Marrocos e mais recentemente, a Turquia.
A maioria dessa população vive em bairros afastados e, diferente do Brasil, é raro o contraste entre luxo e periferia num mesmo espaço. É comum faltar eletricidade, hospitais e áreas de lazer nesses bairros. O governo francês paga uma espécie de seguro-desemprego (O chômage) aos imigrantes, mas essa política assistencialista (que também é uma forma de garantir os empregos da classe media branca)¹, não tem sido suficiente para livrar o Governo das constantes acusações de xenofobia. Junto a isso ainda é preciso lidas com problemas como conflitos étnicos e imigração ilegal - esta última é responsável por uma das maiores polêmicas no atual Governo francês .
Desde a posse do presidente Nicolas Sarkozy, em maio de 2007, mais 45 mil imigrantes ilegais foram expulsos do país. A situação é uma bomba relógio prestes a explodir. E e não seria a primeira vez.
Em outubro de 2005 centenas de ataques violentos eclodiram em mais de 300 localiades francesas após a morte de dois adolescentes em Clichy Montfermeil que fugiam da polícia. Milhares de manifestantes protestaram contra a violência e perseguição de imigrantes nas periferias incendiando carros e depedrando prédios. Os atentados tomaram proporções nacionais e pararam a França por mais de duas semanas.
É nesse contexto que o coletivo de arte Kourtrajmé se torna renomado: ao registrar em videos o conflito entre a polícia e os jovens de seu bairro, Clichy Montfermeil, o coletivo ficou conhecido em vários países. Fundado em 1995, hoje conta com 135 membros (diretores, atores, músicos, cantores, bailarinos, fotógrafos e artistas gráficos) e já ampliou suas atividades para a Africa.
Duas realidades diferentes (ou nem tanto)
Em 2009, ano da França no Brasil, alguns membros do coletivo vieram conhecer nosso país e algumas de suas periferias através do projeto Intercâmbio França Brasil de Culturas Urbanas. Depois de passar por São Paulo e Recife, chegaram a Fortaleza no dia 8 de agosto e é assim que se dá nosso encontro.
Durante sua estadia em Fortaleza,o Intercâmbio repercutiu na mídia local de forma precária e quase tímida. Mas, a despeito da falta de patrocínio e apoio político que por vezes foi mais lembrado pelos jornais que o próprio evento, este se mostrou uma boa oportunidade para que duas culturas diferentes se encontrassem e descobrissem que não são tão diferentes assim.
Não pude acompanhar de perto toda a programação, tanto por falta de tempo quanto por este ter acontecido em vários bairros da cidade simuntaneamente. Mas tive a sorte de participar no último dia do seminário As várias vozes da cidade – conflitos e intersecções, que contou com a presença de Mehdi Bigaderne, membro do Kourtrajmé; do Sérgio Franco, sociólogo e curador do seminário; e do Leonardo Sá, antropólogo e coordenador do Mapeamento da Juventude em Fortaleza.
Após a exibição de alguns vídeos do coletivo, rolou uma conversa entre os seminaristas e o público que, contando com os organizadores, não chegava a vinte pessoas. Falamos sobre arte urbana, vida na periferia, política e mobilização social lá e cá.
E entre várias experiências compartilhadas eu decidi falar aqui de uma delas (e espero, sinceramente que essa escolha justifique toda a introdução sobre a situação dos imigrantes franceses): Como a fotografia vem sendo usada como forma de resistência, reafirmação de identidades e intervenção urbana em Paris e em Fortaleza?
Hoje vou falar da experiência francesa, e mais na frente da experiência cearense e de como as duas se encontraram.
Paris e as "caras feias" em 28 millimètres - Retratos de uma geração
Dentre as atividades do coletivo Kourtrtajmé que vim a conhecer no seminário, uma em particular me chamou a atenção: o projeto 28 millimètres - Portrait d'une génération coordenado pelo fotografo e ativista JR e com a colaboração de Ladj Ly, ator e diretor que faz parte do coletivo.
Usando uma lente 28mm, JR fotografou jovens e crianças que moram nos ghettos parisienses, mais especificamente de Montfermeil e de bairros próximos. Os retratos de expressões hostis ou de 'caretas' foram impressos em grandes folhas de papeis e colados em vários muros de Paris.
As colagens, que duraram menos de 24h (devido a politica de 'higiene urbana' parisiense que não permite modificações nos espaços urbanos) mostravam os rostos de uma geração que nasceu na França mas é filha de imigrantes e que por esse motivo muitas vezes é tratada como estrangeira na própria casa. Um bom exemplo disso foi mostrado em um dos vídeos exibidos, onde um francês discute com os jovens manifestantes, dizendo que eles têm que aprender a respeitar a França, há que um deles responde: "O que é a França se não os franceses? Você é mais francês do que eu, por um acaso?"
Os retratos daqueles jovens não falavam sobre como eles viam a si mesmos, mas como eles acreditavam que eram vistos pelos outros. No caso, os outros são os 'brancos e franceses há gerações'. Ocupar os muros de bairros de Paris onde esse 'outro' mora, circula e consome é como se dissessem "Oi, nós estamos aqui também e já que você não quer perceber isso vamos ocupar seus muros até que deixemos de ser invisíveis".
Usando uma lente 28mm, JR fotografou jovens e crianças que moram nos ghettos parisienses, mais especificamente de Montfermeil e de bairros próximos. Os retratos de expressões hostis ou de 'caretas' foram impressos em grandes folhas de papeis e colados em vários muros de Paris.
As colagens, que duraram menos de 24h (devido a politica de 'higiene urbana' parisiense que não permite modificações nos espaços urbanos) mostravam os rostos de uma geração que nasceu na França mas é filha de imigrantes e que por esse motivo muitas vezes é tratada como estrangeira na própria casa. Um bom exemplo disso foi mostrado em um dos vídeos exibidos, onde um francês discute com os jovens manifestantes, dizendo que eles têm que aprender a respeitar a França, há que um deles responde: "O que é a França se não os franceses? Você é mais francês do que eu, por um acaso?"
Os retratos daqueles jovens não falavam sobre como eles viam a si mesmos, mas como eles acreditavam que eram vistos pelos outros. No caso, os outros são os 'brancos e franceses há gerações'. Ocupar os muros de bairros de Paris onde esse 'outro' mora, circula e consome é como se dissessem "Oi, nós estamos aqui também e já que você não quer perceber isso vamos ocupar seus muros até que deixemos de ser invisíveis".
Mehdi Bigaderne, um dos membros do Kurtrajmé e subprefeito de Montfermeil é um exemplo de como a questão da identidade étnica é um fator primordial de mobilização social e politica na França. Filho de imigrantes, Mehdi foi eleito por essa nova geração num país onde o voto não é obrigatório e que não existem partidos. Diferente do Brasil, fazer parte do Estado na França é uma forma de legitimação, já que o próprio Estado não é fruto do colonialismo como é o nosso caso.
No seminário, Mehdi falou que durante o período que esteve no Brasil pôde perceber que as nossas diferenças sociais são fundamentalmente financeiras enquanto na França as diferenças sociais são antes de tudo de tudo uma diferença de origem e etnia.
Ao ser questionado sobre a importância da arte na luta pela igualdade social, Mehdi falou da importância da distribuição de politicas públicas culturais entre franceses e filhos de imigrantes de forma igualitária, mesmo que os jovens da periferia se identifiquem mais com 'sua própria cultura'. "Mesmo que os jovens não gostem de Teatro, é necessário que exista a possibilidade", disse.
Quanto a afirmação de Mehdi de que os jovens se identificam com sua própria cultura, não entendi bem o que ele quis dizer com 'própria'. Certamente não é a cultura secular francesa, mas também não acredito que seja uma cultura ancestral, trazida pelos seus pais e avós dos seus países de origem. Not at all. O Rap, o hip-hop e o grafitti deve ter sido a cultura escolhida por essa geração que nem é completamente imigrante, nem se sente completamente francesa, mas que talvez se identifiquem com uma cultura de um outro continente, fortemente relacionada ao negros americanos.
Mas esse tiro no escuro é todo meu.
(Continua...)
Mais: Video sobre o projeto 28 millimètres:
¹Hoje em dia, de acordo com o Groupe d’étude et de lutte contre les discriminations(GELD) cerca de 5,2 milhões de postos de trabalho são reservados aos nacionais franceses em três áreas do Governo (Estado, Território e Hospitais).
3 - Comentários:
hey. boa relatoria do dia.
ainda me chama atenção como os garotos assassinados q foram o estopim das revoltas morreram e porque. resta a mim pesquisar.
acho tbm q nós podiamos propor ao geit uma busca por esse comprometimento com as causas sociais através da fotografia. acho q tornaria o grupo ainda mais interessante.
fico com vontade de fazer manifestações como essa...
Conceição.
Você é fpra de série menina!!
Desculpa... fora*
bjus
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